Ensino Médio
Em 2022, a Escola Futura implantou o Novo Ensino Médio na série inicial da modalidade (1ª série) e, gradativamente, até 2024, todo o Ensino Médio terá sido adaptado às novas diretrizes para atingir as competências gerais da Educação Básica.
O Ensino Médio passa por mudanças, desde a aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tais mudanças reafirmam o compromisso com a educação integral, prevendo ainda a implantação de Itinerários Formativos, vinculados às diversas áreas de conhecimento.
Trabalhar com os Itinerários formativos significa flexibilizar a proposta curricular para o desenvolvimento de competências e habilidades específicas, relacionadas às diferentes áreas do conhecimento. Isso representa mudança de concepção, principalmente quanto ao foco dos processos de ensino e aprendizagem, centrados, agora, nos projetos de vida dos estudantes.
Itinerário Formativo
Itinerário formativo é um percurso na parte flexível da proposta curricular do Novo Ensino Médio. Nesses itinerários a aprendizagem essencial se relaciona com as habilidades e competências específicas de cada área do conhecimento.
Robótica
A Robótica cujo propósito é inspirar, criar, servir e multiplicar. As aulas acontecem no laboratório de Robótica, em grupos, de forma dinâmica, integradora e tecnológica.
A robótica tem grande aplicação em diversas áreas desde a produção industrial, até atividades domésticas Desde a Primeira Revolução Industrial, robôs e outros equipamentos são utilizados para aumentar a produtividade das empresas.
Educação Financeira
A educação financeira, trabalha a conscientização sobre a importância do planejamento, proporcionando o desenvolvimento de uma relação equilibrada com o dinheiro e tomada de decisões acertadas sobre finanças e consumo.
Podemos entender como empreendedorismo o ato de iniciar, ou realizar algo novo, inédito. Mas, é preciso aprender a ser empreendedor e essa é a nossa meta, estimular os estudantes a desenvolverem competências para identificar oportunidades, inovar, planejar ações e executá-las, sejam elas em relação um negócio, projeto ou mesmo um movimento que promova mudanças reais e impoctos sociais, transformando sonhos em realidade.
EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
PROJETO DE VIDA
Trajetórias profissionais é o nome de um projeto de pesquisa acerca da possível carreira escolhida pelo estudante. Além de inserir o jovem no universo da pesquisa científica, são propostas atividades como rodas de conversa com universitários e/ou profissionais das diversas carreiras, acompanhamento de um dia de trabalho de determinado profissional, entrevistas, apresentações, entre outras.